<$BlogRSDURL$>

quinta-feira, 1 de abril de 2004

É urgente mudar Portugal!

Depois de dias a ouvir falar do estado da pobreza em Portugal, meses infinitos levando com a Casa Pia e pedófilia em cima, sofrer na pele a crise económica, hoje, ao ver num ápice na televisão, o aumento do preço da gasolina, revoltei-me! Infelizmente temo que não passe esta revolta para fora do meu estado físico, senão através de palavras proferidas a quem diariamente comunico e comento factos e coisas do quotidiano.

Sem dúvida, ao ler não tão atentamente como desejava, nas pequenas letras de rodapé do telejornal da TVI, à hora do almoço, que o preço do combustível irá aumentar pela sexta vez este ano, uma certa raiva cresceu dentro de mim. De facto, desde que o governo PSD tomou posse dos destinos do país, que tenho vindo a pensar numa revolta, que acho estritamente necessária neste momento, no nosso país.

Infelizmente adequa-se à nossa própria personalidade, enquanto povo português, uma frase óptima para este caso; “os cães ladram e a caravana passa”, sendo que nós, povo, os cães sabemos “ladrar” e retorquir inúmeras vezes no posto de trabalho, em casa, nas mesas de café, nos estádios, etc., eu Portugal está mal. Mas a caravana o Estado, os políticos, os “Quem tudo pode”, ouvem, lamentam-se e partem, e nada fazem para que se viva melhor no país.

Relembremo-nos então do aumento do IVA, para 19%, logo que se iniciou o novo governo. As vendas do património feitas pelo estado, o aumento do desemprego, que alcançou níveis à muito tempo não observados. O congelamento de ordenados, a inflação absurda em produtos de primeira necessidade, em consequente diminuição do poder de compra... O aumento inadequado dos transportes públicos, o aumento da degradação de tudo o que nos circunda. E queremos nós, povo, mostrar um sorriso de orelha a orelha a quem nos visitar em alturas do Euro 2004. Quem tem barriga vazia, não mostra boca cheia de sorrisos!

Preocupamo-nos com a segurança dos turistas, em relação a atentados terroristas globais. Então e os terroristas nas nossas ruas, bairros, terras? Ouvi falar de um maior policiamento, logo seguido ao 11 de Março. Apenas digo, Portugal não é só Lisboa! Ainda assim, onde se coloca, em termos espaciais, o falado aumento? Julgo que não se referiam às esquadras e quartéis das forças policiais, ou será que não percebi bem?

Ainda querem que haja uma maior escolaridade em Portugal. Afinal, quem quer ir para a faculdade, propondo-se a pagar cerca de 800€ de propinas? Já para não falar na falta de ajuda, em relação ao falecido Crédito Bonificado, no que diz respeito à aquisição de casa própria para os jovens.

Portugal precisa tirar as ramelas. É necessário abrir os olhos. Agir, não se ficar apenas pelo discurso e pelas lamentações.

Em altura de comemoração da Revolução dos Cravos, é indispensável pensar na acção popular sobre os regimes políticos, ou não estivéssemos nós numa democracia!

@ Instituto Camões

É urgente mudar Portugal, e só nós o podemos fazer!

por Bruno Torrão, estudante, 22 anos - 01 de Abril de 2004

|

This page is powered by Blogger. Isn't yours?