<$BlogRSDURL$>

domingo, 22 de agosto de 2004

Mais uma de cultura

Finalmente, ontem, fomos, eu e o Carlos, à Casa do Fado e da Guitarra Portuguesa, em Alfama - Lisboa.
É espectacular! Irei lá mais uma vez, pelo menos, para ver decentemente o museu, pois voltamo-nos a atrasar um pouco nos horários, e uma hora não chega realmente para ver tudo.

Desde a recriação de uma tasca à portuguesa à fantástica simulação de uma casa de fado, passando pelas galerias entre estes dois pontos, aprende-se bastante.
Fala-se da história do fado nas cortes e na burguesia dos séc. XVIII e XIX e, para quem não sabe distinguir, por exemplo, o fado mouraria do fado corrido, está lá presente uma forma de aprender a, não direi distingui-los, mas reparar em alguns pormenores que os diferem.
Como não podia deixar de ser, retrata-se a época do fado da rádio, depois do teatro e do cinema. Mais à frente o fado de Coimbra e os Poetas do Fado têm também destaque.

Um corredor, que separa os dois bloco da exposição permanente, ostenta uma galeria dos mais reconhecidos fadistas, como Amália, Hermínia Silva, Alfredo Marceneiro, Fernando Farinha e até mesmo Mariza e Mafalda Arnauth, Camané e Mísia. As caras e os nomes do fado que o fado teve e tem dispostos num placard que não deixa ninguém passar ao lado.

Vem por fim a simulação de uma casa de fado, tal como as que existem no Bairro Alto e Alfama. Um palco com duas cadeiras e mesas circundando-o. Quadros, diplomas, retratos e troféus, poemas, letras e panfletos, ornamentam as três de quatro paredes. Mas nada mais direi!

A visita é bem merecida e os €2,50 gastos no bilhete são bem recompensados!

Para quem não sabe, a Casa do Fado e da Guitarra Portuguesa situa-se no:
Largo do Chafariz de Dentro, 1
Alfama - Lisboa.
Telef.: 21 882 34 70
e-mail: casadofado@egeac.pt
site: www.egeac.pt/casadofado

O facto de ter uma loja espectacularmente bem guarnecida e um café, pelo menos tentador (visto ainda não o ter visitado) são mais que boas razões para, nem que seja, dar um pulinho ao sítio, por mais rápido que seja!

|

This page is powered by Blogger. Isn't yours?