<$BlogRSDURL$>

sábado, 4 de setembro de 2004

Alver[ca-Gar]e

... Farta de ser Alver[ca-Gada]!

Por mais estranho que pareça, este Verão está a ser muito diferente do habitual. Mau tempo é palavra de ordem nos boletins meteorológicos nacionais. Chuvas em tempo quente de Agosto continuam pelo mês de Setembro...

Se se safam os fogos, que ainda assim, atribularam o país, acaba-se por ter outro vizinho menos grato. As cheias!

Esta quinta-feira passada, dia 2 de Setembro, mais uma "trombada" de água caiu sobre Alverca. Não assisti, por estar em Almada, no estágio, mas as notícias chegaram-me através do telemóvel. E, como não podia deixar de ser, porque isto sim é habitual, Alverca lavou os pés, os tornozelos e os joelhos.

Após as cheias do ano passado, no dia 9 de Novembro, onde os estragos alcançaram tudo o que estava até o metro e meio de altura, a
Câmara Municipal de Vila Franca de Xira aprovou a construção da Bacia de Retenção de Águas Fluviais. Pergunto eu agora, até quando tarda!?


Cheias em Alverca - 09 de Nov.'03
© magnotico - Novembro'03

Os estragos, por mínimos que sejam, acabam sempre por existir. A zona da Estação Ferroviária é sempre a mais prejudicada, por estar tanto mais perto do Rio Tejo, como por ser a zona mais baixa, e onde outrora passava um alverca (vala). Ainda assim, existem outras zonas também problemáticas. As principais avenidas da cidade, como a Infante D. Pedro e a Capitão Meleças, a própria Estrada Nacional 10 (que ano passado esteve cortada devido à intempérie) e a zona do Choupal (por onde passa o Rio Crós-Cós (principal causador das cheias anuais), contam prejuízos com o passar das águas.

O meu sistema analítico das coisas, tanto pelo que conheço de Alverca (desde que nasci que aqui vivo), assim como pelo que vejo através do evoluir dos anos, não será nunca resolvido através da construção da ETAR e da Bacia de Retenção, como afirma a
C.M.V.F.X.

A limpeza do Rio Crós-Cós é eminente e precisa. Anos após ano, canas secas são levadas desde o Bairro da Arcena (onde nasce o pequeno rio devastador) até à Baixa da Cidade. Senhora Dona Presidente da Câmara Municipal Maria da Luz Rosinha, que vai fazer então?


Cheias em Alverca - 02 de Set.'04
© magnotico - Setembro'04

Agradecemos a água que nos têm lavado (ironicamente) as ruas, os carros (quer por fora, quer por dentro), as lojas, os prédios, e até os nosso queridos joelhos. Mas preferimos lavá-los em casa, com água limpa e segura!
Em vez de se entreter nas festas, entre campinos e vinho, e adjudicar obras monetariamente favoráveis ao seu munícipio, lembre-se que "nós" é que votámos em si! Que tal lembrar-se de nós agora?
Até calhava bem, não acha!?

|

This page is powered by Blogger. Isn't yours?