<$BlogRSDURL$>

quarta-feira, 13 de maio de 2009

Ainda nas aquisições...

Já não é novidade para ninguém. Já muita gente fala ou, pelo menos, ouvir falar...

O projecto do Nuno Gonçalves dos The Gift com o intuito em "reviver" alguns dos fados mais conhecidos de Amália Rodrigues em sons mais contemporâneos, o qual se intitula Amália Hoje, foi lançado no passado dia 27 de Abril.

Não é uma ideia essencialmente pioneira. Há cerca de 4 anos foi lançado algo semelhante. que também comprei e partilhei aqui no Desp@chos. Amália Revisited, onde a diferença existente se baseia, não na construcção de um projecto musical, mas numa reunião de covers e ainda mais duas faixas inspiradas na obra da fadista.

Relativamente ao Hoje, não está mau. A audição é bastante agradável, e para quem já se habituou aos The Gift e à voz da Sónia - convidada para dar voz a vários temas (do qual se destacou "Gaivota" o single de apresentação), com uma aplicação de orquestras profundas. No entanto, também é de se notar os mexericos do Paulo Praça e do Fernando Ribeiro (este último dos Moonspell - para quem, na dúvida, ainda não conheça).

O álbum foi lançado em duas vertentes, uma em edição habitual, outra - a que eu comprei - em edição especial em formato de livro, onde o Nuno descreve muito suscintamente numa página a ideia do projecto desde o seu genesis, são dispostas fotos, as letras e os habituais agradecimentos. Talvez tudo muito igual à edição corrente, mas tem a sua piada em livro!

Quanto ao meu gosto pessoal, sublinho as faixas números 1, 3, 4 e 7. Respectivamente, "Fado Português" (na voz da Sónia), "Gaivota" (Sónia Tavares), "Nome de Rua" (Paulo Praça) e "Abandono" (Paulo Praça, e em backvocals: Fernando e Sónia).
Difícil seria o Nuno não ter escolhido na sua maioria fados musicados pelo Alain Oulman. E como tal, difícil seria, também, as minhas preferidas não serem TODAS do mesmo genial compositor!

Ao fim de contas, é sempre uma boa compra. A cultura nacional agradece e, principalmente, merece!

E aqui vos deixo o vídeo do "Gaivota"!


by: magus hodiernus (mago de hoje)

|

This page is powered by Blogger. Isn't yours?