<$BlogRSDURL$>

segunda-feira, 11 de maio de 2009

Nova aquisição

A primeira vez que os ouvi, remontemos assim aos anos de 2003 ou 2004, foi na Rua Garrett, em pleno Chiado. Algo acontecia naquela rua tão artisticamente alternativa. Ninguém tocava guitarra a acompanhar com voz trémula, nem nenhum fadista acentuava a alma nas cordas vocais.

Quase de fronte para a Bertand, um amontoado crescente de pessoas rodeava uma moça alegremente vestida com estampas florais. Reparava nos músicos que a acompanhavam... Aliás, reparei mais nos instrumentos que os acompanhavam! Eram estranhos... Um alguidar de boca para baixo com um pau de vassoura ao alto, é o que ainda persiste na minha memória.
Na altura apresentavam-se com uma adaptação da música do José Cid, que se trauteia algo como; "Se esta rua fosse minha eu mandava-a ladrinhar". Mas a sonoridade e a vocalização eram completamente diferentes.

São de Almada ("do lado do cu do Cristo Rei" - frase esta que durante os últimos cinco ou seis anos me fizeram referir à dita cidade, graças a eles mesmo!) e detêm o nome de OqueStrada, dos quais comprei ontem o álbum de estreia!

Música alegre e divertida, tal como a festança que faziam na Garrett comprovava, mesclada de fado, morna, e uma puxadinha, quiçá, para a world music (já me perguntaram se era Kusturica!). O álbum entitulado de TascaBeat - o sonho português está graficamente bonito, com cores que, apesar de muito lusitanas (o azul celeste do mar, o branco calcário das calçadas e o azul petróleo da noite boémia de Lisboa), conseguem fugir ao estigma da malfada melancolia que, ainda assim, tão bem nos caracteriza enquanto povo.

As 13 faixas são bastante fáceis de ouvir, o que ajudou ao facto de ter ficado à espera dum hidden track!

E por falar neles, fiquem desde já sabendo que vão actuar no Teatro Tivoli, Av. da Liberdade em Lisboa, no dia 19 de Maio! E eu conto lá estar!

by: magus oquestrado!

|

This page is powered by Blogger. Isn't yours?